A Revista História Hoje e o Ensino de História: entre o presente, o passado e o futuro

Dossiê

Descrição:

Criada em 2003, a Revista História Hoje foi construída por meio de grande esforço e trabalho coletivo dos associados da Anpuh. No âmbito temático, os dossiês da revista vêm acolhendo a grande diversidade de temas e questões que vem afetando as pesquisas da área na última década, passando por discussões como a História da África e das culturas afro- -brasileiras e indígenas, especialmente no contexto das leis 10639/03, 11645/08 e diretrizes complementares; a formação inicial de professores de História e os cursos de formação docente no Brasil e no exterior; a educação online e o ensino à distância; as narrativas e as linguagens mobilizadas no âmbito do ensino; os usos de documentos; a produção e a crítica de livros e materiais didáticos em diferentes contextos; também alcançando temas como educação profissional; ideologias e currículos; memória; patrimônio cultural; direitos humanos e temas sensíveis e difíceis, apenas para dar alguns exemplos do alcance plural das suas publicações. Essa amplitude temática indica a própria complexidade das questões enfrentadas pelo campo, que vem assumindo demandas de sujeitos e grupos diversos, e também vem sendo interpelado pelo impacto de políticas públicas no campo educacional como o PNLD, o Pibid e o ProfHistória, que vêm transformando os processos de formação, os currículos e as práticas de professores. Por outro lado, há também desafios pautados por políticas conservadoras de controle e cerceamento do trabalho docente e políticas curriculares normativas e prescritivas, provocando reações, embates e conflitos diversos no contexto educacional.
Esta edição da revista conta com nove artigos que abordam diferentes temáticas em torno do ensino de História, uma entrevista com Flávia Caimi e outros 4 artigos com experiências educativas.