As mulheres e o dia internacional da luta pelos direitos femininos

Professoras desenvolvem projeto sobre o Dia Internacional das Mulheres em colégio estadual da cidade de Caldas Novas- Go.

Juliana Kummer Perinazzo Ferreira - UFU

Maria Aparecida C. de Oliveira- Ceja- Filostro Machado Carneiro

Polyana Braga- Ceja Filostro Machado Carneiro, Suely Pereira de Sousa- UFG

setembro de 2021

Arquivo pessoal

No início do ano de 2019, em um encontro pedagógico no Ceja- Centro de Educação de Jovens e Adultos- Filostro Machado Carneiro, na cidade de Caldas Novas- Go, foi pedido a nós professores que nos organizássemos por áreas do conhecimento e pensássemos  um projeto para ser desenvolvido na escola durante o primeiro semestre letivo. A partir desse encontro e de muitos debates, elaboramos o projeto “As mulheres e o dia internacional da luta pelos direitos femininos”, desenvolvido pelas professoras da área de Humanas, Juliana Kummer Perinazzo Ferreira, Maria Aparecida Costa de Oliveira e Polyana Braga, com a colaboração das coordenadoras Indiara Lima Cândido da Silva e Suely Pereira de Sousa.

“Pensar em um projeto que abarcasse questões tão polêmicas até hoje, para nós foi um desafio. Pois, não era só trazer um conteúdo para a sala de aula, era sobre refletir os problemas que até hoje afligem a nós mulheres. Posso dizer que foi até mais que um desafio porque nos propusemos a levantar e debater assuntos que não são aceitos ainda pela sociedade, como é o tema sobre a legalização do aborto.” (Juliana)

Arquivo pessoal

A ideia central foi o de educar para a cidadania, para as diferenças, para a valorização e o respeito ao próximo ao buscar construir, com diálogo e coletivamente, relações que rompam com práticas machistas e misóginas que persistem em nossa sociedade.  Os subtemas selecionados para compor o projeto abriram um leque de pesquisas, análises, discussões e argumentações,  os quais alunas e  alunos puderam debater ao longo de todo o projeto e no final dele.

“O projeto das mulheres foi desenvolvido com os 9º anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio e, houve a participação em massa de todos os alunos. Tanto as meninas quanto os meninos participaram muito […]- eu nem esperava esse envolvimento tão grande e esse interesse que despertou neles.”(Maria Aparecida)

Arquivo pessoal

Ao longo de dois meses, do início do ano letivo em janeiro até a semana de 11 a 15 de março, realizamos uma atividade diagnóstica com os alunos e levantamos os subtemas para serem desenvolvidos; distribuímos as salas entre nós professoras; e, dividimos cada turma em três grupos, onde a proposta era a apresentação de um seminário, ou de uma peça teatral, ou a confecção de um mural.

Arquivo pessoal

Os trabalhos foram apresentados ao longo da segunda semana de março, e foram divididos por turmas e subtemas, pois o colégio dispõe de um auditório que comporta no máximo 180 pessoas, e ficaria inviável todas as salas apresentarem no mesmo dia. Com essa organização, foi possível realizar as apresentações dos seminários e das peças teatrais. Os murais foram expostos no início do mês pelos corredores do colégio.

“Preciso afirmar que como professora que já passou por muitos questionamentos acerca da minha capacidade física e intelectual apenas por ser mulher, me senti extremamente feliz em ver aqueles meninos aprenderem sobre algo que liberta a existência plena de todas as mulheres. Assim, posso dizer que foi uma troca de aprendizagem tanto para os alunos quanto para nós professoras e uma experiência edificante como mulher.”(Polyana)

Como professoras acreditamos na educação como prática libertadora, como já dizia Paulo Freire. E, entendemos que a escola desempenha um importante papel na transformação de nossa realidade.

Subtemas e divisão das turmas

As mulheres na literatura;

As mulheres na política;

As mulheres no mercado de trabalho;

9º anos do Ensino Fundamental
A Lei Maria da Penha;

O que são feminismos?

1ªsérie do Ensino Médio
O estupro: de quem é a culpa?

As mulheres encarceradas;

2ª série do Ensino Médio
Feminicídio ou crime passional?;

A legalização do aborto: prós e contras.

3ª série do Ensino Médio

Para saber mais:

A vida de Maria da Penha-Entrevista com Maria da Penha que conta a sua história. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=GBU-nJNlnd0. Acesso: 28 de julho de 2021.

20 escritoras extraordinárias- Blog que cita o nome de grandes escritoras. Disponível em: https://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/20-escritoras-extraordinarias. Acesso: 28 de julho de 2021.

Escritoras brasileiras: 4 mulheres que transformaram  a literatura- Blog que destaca o nome de  quatro grandes escritoras brasileiras e sua contribuição para a literatura. Disponível em https://quindim.com.br/blog/escritoras-brasileiras/ . Acesso: 28 de julho de 2021.

Todos nós deveríamos ser feministas- Chimamanda Ngozi Adichie- Palestra proferida pela autora que questiona os papéis de gênero. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hg3umXU_qWc. Acesso: 29 de julho de 2021.

Documentário feminicídio- a realidade brasileira- Documentário que apresenta casos de feminicídio no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UuLfMufHL0Y. Acesso: 30 de julho de 2021.