11 Revistas brasileiras sobre Ensino de Geografia

Confira a seleção de revistas de acesso aberto que divulgam conhecimentos, pesquisas e práticas sobre o ensino de Geografia.

Iara Guimarães - UFU

Luiza Teixeira - UFU

julho de 2022
Foto de uma mão segurando/colocando um alfinete de cabeça vermelha em um determinado ponto de uma carta cartográfica branca. No canto direito podemos encontrar outros alfinetes em outros pontos.

Unsplash License

11 revistas brasileiras sobre Ensino de Geografia

1. Geografia Ensino & Pesquisa (UFSM)

A revista Geografia Ensino & Pesquisa é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências – PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar Artigos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação.

ISSN: 0103‐1538

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/index

2. Giramundo – Revista de Geografia do Colégio Pedro II

GIRAMUNDO: Revista de Geografia do Colégio Pedro II é uma publicação semestral, editada desde o primeiro semestre de 2014, cujo objetivo é divulgar artigos, resenhas, entrevistas e práticas pedagógica relacionadas ao Ensino de Geografia. Destina-se aos professores envolvidos diretamente com a prática educativa, aos estudantes de geografia e aqueles que produzem pesquisas acadêmicas sobre a temática em tela.

ISSN: 2358-4467

Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/index

 

3. Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia

A Revista Amazônica sobre Ensino de Geografia – RASENG tem como objetivo principal a difusão de conhecimento e o debate em um espaço aberto a todos que se interessam, pensam e fazem o ensino da Geografia em diferentes contextos (ensino, pesquisa e extensão), de todas as correntes teórico-metodológicas e linhas de pensamento.

Os temas de interesse para publicação situam-se na interface entre Educação e Geografia, tendo como foco principal o ensino e a aprendizagem de Geografia, nos mais diferentes contextos educativos formais e não formais. Portanto, a Revista destina-se a pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais envolvidos com o ensino e a aprendizagem de Geografia ou a educação geográfica.

ISSN: 2675-3987

Disponível em: https://publicacoes.ifpa.edu.br/index.php/raseng/index

4. Revista Brasileira de Educação em Geografia

A Revista Brasileira de Educação em Geografia é uma publicação científica independente, de fluxo contínuo, publicada somente em formato eletrônico e possui Qualis-CAPES B2 (2013-2016) e A2 (avaliação provisória). Ela foi criada com a missão de tornar-se um espaço privilegiado de divulgação de artigos inéditos, práticas educativas, entrevistas, resenhas, dossiês, traduções e informes sobre Educação em Geografia, resultados de pesquisas acadêmico-científicas e de práticas e reflexões docentes produzidos por professores da Educação Básica, do Ensino Superior e estudantes de graduação e pós-graduação.

ISSN: 22363904

Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/issue/archive

5. Revista Ciência Geográfica – Ensino, Pesquisa e Método 

A Revista CIÊNCIA GEOGRÁFICA – Ensino, Pesquisa e Método é uma publicação eletrônica editada pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru – SP com a finalidade de divulgar a atuação profissional e intelectual de geógrafos, professores de Geografia da Educação Básica e Superior, estudantes de Pós-Graduação em Geografia e de Ciências afins. As edições online da Revista estão abertas para publicar todas as tendências acadêmicas e científicas críticas que estão em pauta na Geografia e nas diversas Áreas de Conhecimento da Educação Escolar Brasileira contemporânea. O objetivo central da Revista Eletrônica da AGB/Seção Bauru – SP é ampliar o alcance das Pesquisas e do Ensino de Geografia e suas Ciências conexas. As páginas online estão disponíveis para divulgar todas as ações que aproximem a Ciência Geográfica brasileira dos cidadãos que desejam a construção de um mundo mais justo, solidário, democrático e participativo.

ISSN: 2675-5122

Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/revista_xxi_2.htm

 

6. Revista Educação Geográfica em Foco

Revista Educação Geográfica em Foco é uma publicação semestral vinculada à área da licenciatura do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A Revista tem como propósito principal a ampliação do espaço de debates sobre as temáticas da formação de professores e da licenciatura em Geografia, do ensino da Geografia, da educação geográfica e das metodologias de ensino de Geografia. A revista abarcará no seu campo temático estudos, organizados em publicações inéditas, relativos à legislação educacional, epistemologia da educação geográfica, estudos sobre a formação docente, análises de políticas públicas dirigidas à educação em geral com ênfase na educação geográfica, estudos sobre as novas temáticas na educação geográfica, as questões da cidadania e o ensino da Geografia escolar, análises estruturadas sobre experiências de trabalho, resenhas de publicações relevantes para a área em questão e tradução de textos relevantes para a área.

ISSN: 2526-6276

Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/issue/archive

 

7. PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia é uma iniciativa de publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo). O NEPEGeo desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, voltadas para os processos de formação inicial, formação permanente e atuação dos profissionais de Geografia no Ensino Básico e Superior. A Pesquisar constitui-se um veículo de comunicação cultural e científica do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação; do Departamento de Geociências, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

ISSN: 2359-1870

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/issue/archive

 

8. Revista Ensino de Geografia – UFU

A Revista de Ensino de Geografia é uma publicação do Laboratório de Ensino de Geografia do IGUFU, editada unicamente no formato eletrônico e com periodicidade semestral. Tem como principal propósito a difusão de conhecimento e o debate em um espaço aberto para todos aqueles que se interessam, pensam e fazem o ensino da Geografia em diferentes contextos e circunstâncias, de todas as correntes teórico-metodológicas e linhas de pensamento. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisas realizadas individualmente ou por grupos, estudos teóricos e bibliográficos, experiências educativas e práticas de sala de aula, monografias e trabalhos de conclusão de curso, projetos de ensino e extensão universitária, dissertações de mestrado, teses de doutorado.

ISSN: 2179‐4510

Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/arevista.php

9. Revista Geografia, Meio Ambiente e Ensino (Geomae)

A Revista GEOMAE foi criada pelo departamento de Geografia, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, com intuito de publicar resultados de pesquisas e experiências realizadas nas áreas do conhecimento científico que tenham relação com as temáticas Geografia, Meio Ambiente e Ensino.

ISSN: 2178‐3306

Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/geomae/index

10. Revista Ensino de Geografia (Recife)

Revista Ensino de Geografia (Recife) é uma publicação quadrimestral do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que publica trabalhos inéditos de revisão crítica, resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre temas pertinentes ao Ensino de Geografia e áreas afins.

ISSN: 2594-9616

Disponível   em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/issue/view/3330/showToc

 

11. Signos Geográficos– Boletim Nepeg de Ensino de Geografia

 Signos Geográficos – Boletim NEPEG de Ensino de Geografia é uma publicação de fluxo contínuo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) vinculada ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) do IESA, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem como objetivo a difusão de conhecimentos sobre Ensino de Geografia por meio da publicação de ensaios teóricos e artigos científicos resultantes de investigações de pesquisadores a fim de contribuir com as discussões desta temática e, assim, fomentar o desenvolvimento da Geografia Escolar. Temas relevantes como formação de professores, ensino-aprendizagem, cartografia escolar, políticas públicas para a educação geográfica, conteúdos geográficos no ensino, entre outros, são encontrados com frequência no Signos Geográficos – Boletim NEPEG de Ensino de Geografia.

ISSN: 26751526

Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/index

 

 

Uma seleção de revistas sobre o Ensino de Geografia para aprimorar seus conhecimentos e colocar você em contato com as pesquisas na área.