Agronegócio financia lobby para patrulhar livros didáticos
De Olho No Material Escolar tem entre seus líderes um ex-executivo da indústria de agrotóxicos, nega o impacto do desmatamento da Amazônia causado pela pecuária e vê até poemas de autores como Ferreira Gullar como conteúdos negativos sobre o agro
Por Hélen Freitas | Edição Paula Bianchi e Diego Junqueira
Site Repórter Brasil
https://unsplash.com/pt-br/fotografias/homem-com-mochila-ao-lado-de-um-livro-9o8YdYGTT64
“Com apenas três anos, a De Olho No Material Escolar, conhecida como Donme, cresceu e vem ganhando espaço em instituições públicas. Já fechou parceria com a Universidade de São Paulo (USP), tem portas abertas nas secretarias de Educação e de Agricultura do estado e mantém diálogos com a cúpula do Congresso, em Brasília, na tentativa de influenciar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) – que vai estabelecer as diretrizes da educação na próxima década. Por trás desta atuação, porém, está o financiamento de dezenas de empresários e corporações do agronegócio.”
Leia o texto publicado no site Repórter Brasil, que aborda como o agronegócio busca influenciar o conteúdo do material didático nas escolas, levantando questões sobre a neutralidade e a pluralidade das representações sobre o setor no ambiente educacional.
Acesse: https://reporterbrasil.org.br/2024/10/agronegocio-lobby-livros-didaticos/
“Com apenas três anos, a De Olho No Material Escolar, conhecida como Donme, cresceu e vem ganhando espaço em instituições públicas. Já fechou parceria com a Universidade de São Paulo (USP), tem portas abertas nas secretarias de Educação e de Agricultura do estado e mantém diálogos com a cúpula do Congresso, em Brasília, na tentativa de influenciar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) – que vai estabelecer as diretrizes da educação na próxima década. Por trás desta atuação, porém, está o financiamento de dezenas de empresários e corporações do agronegócio.”
Leia o texto publicado no site Repórter Brasil, que aborda como o agronegócio busca influenciar o conteúdo do material didático nas escolas, levantando questões sobre a neutralidade e a pluralidade das representações sobre o setor no ambiente educacional.
Acesse: https://reporterbrasil.org.br/2024/10/agronegocio-lobby-livros-didaticos/