Chamada de artigos para dossiê "Ensino de História em deslocamentos: experiências, saberes e aprendizagens"

Nacional

Local:

Revista Métis História & Cultura

Cidade:

Caxias do Sul

Data:

até 31 de maio de 2023

Detalhes:

A proposta deste dossiê parte do pressuposto de que o ensino de História tem se constituído como um campo frutífero em suas relações, seja em termos de práticas de ensino, seja de pesquisa. A palavra deslocamentos nos convida a refletir sobre os movimentos de saberes e fazeres da docência no intuito de mobilizar e sensibilizar aprendizagens, reconhecendo-se a complexidade das relações que se estabelecem na escola, da escola e com a sociedade, e de ambas com as temporalidades, territorialidades e sujeitos. Nessa direção, os artigos submetidos poderão ter os seguintes enfoques: ensino de História e os temas sensíveis; ensino de História e mídias sociais e digitais; ensino de História, cultura histórica e aprendizagem histórica; ensino de História e as práticas de leitura e escrita nos diferentes espaços escolares e extraescolares; a produção do conhecimento histórico escolar; Ensino de História e as relações étnicorraciais; O ensino de História e currículos; temáticas e suas abordagens no ensino de História; práticas de formação docente no ensino de História; tecnologias digitais e suas implicações nas práticas de ensino e de pesquisa.