Educação, arte e geografias: linguagens em (in)tens(ç)ões
Livro
Autor(a):
Júlio César Suzuki/ Valéria Cristina Pereira da Silva/Cláudio Benito Oliveira Ferraz (Orgs.)
Ano de publicação:
2016
Editora:
Imprensa Livre
Chamada/sinopse:
A presente coletânea reúne textos cujas linguagens e intenções representam um salto no ensino ao entrelaçar Educação, Arte e Geografias. Por meio de instalações, cartografias, resistências e metodologias diversas, um novo panorama é instaurado, oferecendo possibilidades e estratégias para um ensino de Geografia diverso e instigante. Ao trazer os referenciais de múltiplas linguagens e de diversas poéticas, a criatividade torna-se uma palavra-chave que articula o conjunto dos trabalhos aqui presentes, fazendo jus ao nome desta obra: Educação, Arte e Geografias Linguagens em (in)tens(ç)ões.
As inovações nas práticas pedagógicas no ensino de Geografia podem ser sublinhadas em Geografia da Criatividade de Anael Ribeiro Soares, para o qual o sentido do educar passa pela costura entre criatividade, arte, política e geografia, configurando uma forma de resistência aos velhos paradigmas, sobretudo, à transmissão reprodutivista de conteúdos. Os au-tores destacam a importância da alteridade e da outridade, ou seja, encarar o aluno como um outro eu, um sujeito e não simplesmente um receptáculo de conteúdos. Assim, por meio de instalações, uma poesia viva põe em marcha o pensamento crítico e apresenta, de modo contundente, uma poiesis do ato educativo.