Entre disputas e debates: a construção da BNCC de História

Dissertação

Autor(a):

Victor Ridel Juzwiak

Orientador(a):

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

Instituição de Ensino Superior:

Universidade federal de Uberlândia

Cidade e ano de publicação:

Uberlândia

Resumo:

O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular foi complexo e ocorreu em meio a disputas políticas e epistemológicas. A Base está prevista desde a Constituição Federal de 1988 e, durante esse período, outras experiências de políticas curriculares comuns foram desenvolvidas no país. No entanto, a BNCC concretizou-se após vinte e nove anos. Ao longo desse período diversas leis, diretrizes e planos foram criados e, fundamentam legalmente o documento da BNCC. O componente curricular de História foi alvo de controvérsias ao longo do processo de construção do documento. O cenário político brasileiro teve um importante impacto durante o processo de produção do documento. Entre 2015 e 2017 foram elaboradas três versões da BNCC, publicadas e divulgadas, para consulta pública. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de construção técnica, política e epistemológica da BNCC de História do Ensino Fundamental, a partir das versões escritas e das vozes de especialistas que a redigiram. Para isso, foram utilizados dois instrumentos metodológicos para produção de dados. A análise documental foi utilizada para compreender as legislações que fundamentam a BNCC e para analisar as diferenças epistemológicas e ideológicas das três versões da BNCC de História. A realização de entrevistas orais para produção de narrativas permitiu conhecer o processo de elaboração e construção do documento a partir das vivências e experiências de pesquisadores especialistas que compuseram as comissões. Os resultados da investigação demonstram que as versões da BNCC -História apresentam propostas com diferenças e semelhanças. Diferenças relacionadas às concepções políticas, ideológicas, metodológicas e epistemológicas norteadoras da produção dos documentos. O entendimento dessas concepções é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois permite um olhar crítico sobre a proposta curricular da BNCC. As semelhanças das três versões estão presentes na forma como os conteúdos propostos estão organizados, ou seja, a partir de competências e habilidades. Seguindo os modelos das avaliações nacionais.

Palavras-chave:

Ensino de História; BNCC; Currículo