Formação de professores, currículo e ensino de História na Educação Básica: um estudo comparado

Em andamento

Foto: Pixabay

Coordenador(a):

Selva Guimarães

Descrição:

Esta proposta de investigação, como continuidade e ampliação das anteriores, articula-se ao debate nacional e internacional no campo da pesquisa em educação e ensino de História sobre os processos formativos de professores, articulados aos currículos e ao ensino de História na educação básica. Partindo do pressuposto de que os projetos de formação, os saberes e as práticas não são independentes dos sujeitos que os constituem, nos diversos contextos sócio históricos, culturais; que as relações entre os três polos pressupõem tensões, aproximações e distanciamentos, e que a História constitui-se uma disciplina fundamentalmente formativa, logo estratégica, questionamos: Como se dá o processo de formação de professores de História, no contexto das políticas públicas educacionais, na primeira década do século XXI, nos seguintes países: Brasil, México, Espanha, África do Sul e Índia? Como os currículos de História para a educação básica são concebidos e configurados no interior das políticas públicas dos diferentes países? Quais as relações entre as concepções de educação e orientações da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com as políticas para a formação de professores, os currículos e o ensino de História na educação básica nestes países? Frente a essas inquietações essa proposta de pesquisa visa aprofundar e ampliar as análises sobre as relações entre a formação docente, os currículos e o ensino de História em diferentes realidades educativas e o modo como as orientações de organismos multilaterais, em particular da OCDE se manifestam nas políticas para a formação de professores, nos currículos e no ensino de História na educação básica nestes países? A escolha dos cinco países como campo da investigação justifica-se pelo fato de que no estudo em fase de conclusão no contexto educacional latino-americano, alguns questionamentos foram levantados acerca do papel da OCDE nas políticas públicas destes países, que demandam investigações específicas sobre o ensino e aprendizagem da História. Assim, foram selecionados países, alguns chamados de emergentes, que fazem parte como, países membros, ou de programas da OCDE com o objetivo de ampliar a compreensão das mudanças, permanências, significados, impactos decorrentes das reformas educacionais. Acreditamos que a temática requer a reconstrução do passado, especialmente, do contexto econômico-social e político dos países selecionados no âmbito internacional de globalização econômica, reestruturação produtiva, avanço das novas tecnologias e das políticas internas nas últimas décadas. A metodologia da pesquisa inspira-se nos estudos comparados em educação, na perspectiva histórica, combinando analise documental e entrevistas orais com pesquisadores da área de ensino de História nos quatro países investigados. Espera-se produzir uma interpretação comparativa, considerando as singularidades históricas no contexto mais amplo em que são produzidas e ampliando as possibilidades de leitura e superação das fronteiras, fragmentação e hierarquização na produção de conhecimentos.

Financiador:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)