Surpresa, Estarrecimento e Luta!
Adiamento de última hora do início das novas turmas do Mestrado Profissional em Ensino de História prejudica 700 novos ingressantes que se matriculariam no mês de dezembro de 2019.
Mara Regina do Nascimento - UFU
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Foi com muita surpresa e estarrecimento que os coordenadores e as coordenadoras das 39 instituições associadas à rede do Mestrado Profissional em Ensino de História (o ProfHistória) receberam a notícia de que o curso não começará, como previsto, em março de 2020.
A situação é bastante complexa porque a Coordenação Nacional do ProfHistória acabara de promover o Exame Nacional de Acesso, com Edital aprovado pela CAPES desde junho, e estava se preparando para o período de matrícula dos(as) quase 700 novos(as) ingressantes, quando soube da decisão da CAPES de adiamento das ofertas do PROEB para agosto de 2020.
Segundo este órgão de financiamento e gerenciamento dos Mestrados Profissionais, caso os cursos iniciassem em março, geraria “insustentabilidade orçamentária ao programa como um todo” (Ofício nº 373/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, de 29/11/2019)
Nada mais estarrecedor, de fato, uma vez que a execução orçamentária do ProfHistória já havia sido prevista e aprovada no ano passado.
A decisão tomada pela CAPES acarreta um grande impacto na vida dos(as) profissionais da Educação Básica e dos(as) docentes universitários(as), conforme denunciado pela Associação Nacional de História (ANPUH). Os(as) primeiros(as) sofrem a frustração em relação às suas expectativas de ingresso na pós-graduação, além de terem que readequar suas cargas horárias e alocações em escolas. Enquanto os(as) segundos(as) precisam fazer novos arranjos em seus encargos didáticos e distribuição de horas em disciplinas.
Este governo parece mesmo estar brincando com a vida profissional de professores e professoras de todos os níveis de educação do país. Mas nós das Universidades Públicas, na contramão desta balbúrdia, nos mantemos firmes na luta para preservar e ampliar nossas conquistas em prol da formação de profissionais da educação que articulem pesquisa e ensino para desenvolver processos de ensino e de aprendizagem democráticos, laicos e em diálogo com as atuais questões sociais.
Professora Dra. Mara Regina do Nascimento é Coordenadora do ProfHistória e professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.