TDICs e ensino de História: potencializando as pinturas de Sr. Guigui como fontes para o estudo da história de Itumbiara

Dissertação

Autor(a):

ELIANE DE FREITAS SILVA

Orientador(a):

Aléxia Pádua Franco - PPGCE/UFU

Instituição de Ensino Superior:

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Cidade e ano de publicação:

Uberlândia, 2019

Resumo:

A presente pesquisa aborda o uso das tecnologias digitais e de informação e comunicação (TDICs) na organização, preservação e socialização de memórias e no estudo da História local da cidade de Itumbiara-Go. Entre tais tecnologias, experimentou-se a funcionalidade dos sites e sua divulgação por meio de códigos QR impressos em cards como materiais didáticos para o ensino de história. As fontes exploradas para o estudo da História local de Itumbiara são as telas pintadas pelo Sr. Guigui, artista local, autodidata que retratou o cotidiano de Itumbiara em suas obras. Por cerca de três décadas o artista usou de suas tintas e habilidade para registrar os moradores e paisagens locais, tornando o seu trabalho importante fonte histórica local, ativadora de memórias sobre o passado da cidade, sobre lugares, pessoas e fatos históricos. O registro imagético do artista aguça lembranças, permite representar parte desta história e
fornece material para o estudo do passado Itumbiarense ao mesmo tempo que faz refletir sobre a parcialidade no registro das fontes históricas. Para fundamentar a elaboração do site e dos cards discutiu-se os conceitos de memória, imagem como fonte de história local, e o uso de TDICs para guardar memórias e para incrementar o estudo da História. A potencialidade deste material didático nas aulas de História do ensino fundamental da Educação Básica foi experimentada e concluiu -se que o uso pedagógico de TDICs ainda enfrenta obstáculos com a infraestrutura tecnológica das escolas e com o pouco reconhecimento de sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens. Por outro lado, confirmou-se que a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar colabora significativamente para ampliar o acesso à memória e história locais. Tais tecnologias permitem a dinamização da consulta de fontes históricas, além do compartilhamento e construção de conhecimento.

Palavras-chave:

História local. TDICs. Memórias. Imagens. Itumbiara