Chico Bento e o cuidado com a natureza

Material da WWF com o personagem Chico Bento trata da importância de cuidarmos do meio ambiente para o futuro das próximas gerações e o papel importante das crianças e jovens nessas mudanças. O material tem acesso aberto. Conheça!

Por Daniela Almeida

março de 2023

WWF, https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?76968%2FAra-so-Chico-Bento-torna-se-embaixador-do-WWF-Brasil&utm_campaign=202303_-_e-mail_nao_doadores_news_marco&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Há uma extensa discussão sobre a importância da sensibilização das crianças para a preservação do meio ambiente. No universo da infância, as vivências com a natureza, proporcionadas pelo contato e a experiência com o mundo natural, podem estimular o desenvolvimento de adultos engajados com a causa socioambiental. Como bem coloca Richard Louv, “a natureza inspira a criatividade da criança, demandando a percepção e o amplo uso dos sentidos”. Contudo, para que a sensibilização ambiental na infância seja efetiva é fundamental que o contato com a natureza seja vivenciado em toda a sua poten­cialidade, despertando os sentidos, a curiosidade e o entusiasmo da criança.

Sabedoria, conhecimento e encantamento podem caminhar juntos.  A interação direta com a natureza pode ser a porta de entrada para um mundo formado por pessoas responsáveis com o meio ambiente. Já indiretamente, os livros e materiais e digitais surgem como importantes elementos mediadores desse encantamento. As  Histórias em Quadrinhos (HQs), por exemplo, auxiliam no desenvolvimento da leitura e ao mesmo tempo podem servir de fontes lúdicas para exemplos de uma relação integradora e mais respeitosa entre sociedade e meio ambiente.

Pensando nisso, a WWF-Brasil (Fundo Mundial da Natureza – tradução em português), que é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade, renovou a parceria com a Maurício de Sousa Produções (MSP) para ter o personagem Chico Bento como embaixador de ações de educação ambiental.

A escolha do personagem criado pelo desenhista Maurício de Sousa justifica-se pelo seu carisma e, sobretudo, pelo seu histórico com a natureza ao longo dos mais de 57 anos de vida do Chico Bento. Chico Bento nasceu no campo e é muito carismático para abordar temas relacionados a natureza.

Nas palavras de Maurício de Sousa, o “convite ao Chico Bento como embaixador, é uma forma de demonstrar que a natureza ao nosso redor merece todo respeito, cuidado e carinho, valores que são demonstrados sempre pelo personagem. É preciso demonstrar nosso amor e proximidade com toda a natureza que está ao nosso redor”.

Os materiais produzidos com o personagem oferecem diversas possibilidades didáticas para o ensino de Geografia e áreas afins, com ilustrações coloridas que agregam ludicidade a divulgação científica e ao trabalho pedagógico com as crianças. Um deles é a cartilha “Geração Restauração: É hora de restaurar os ecossistemas!”, que destaca como a sociedade pode contribuir para a redução e mitigação dos problemas socioambientais, os quais impactam toda forma de vida existente em nosso planeta. Tal temática pode gerar debates interessantes para o desenvolvimento de aulas sobre mudanças climáticas, urbanização, desmatamento e extinção de espécies.

Outro exemplo é a cartilha sobre resíduos sólidos, que mostra esquemas, histórias, imagens e infográficos sobre a problemática, bem como a destinação correta dos descartes e sobre reciclagem. Ademais, há também conteúdos sobre alimentação saudável, consumo consciente. Não deixe de conhecer a HQ “Chico Bento vai ao Pantanal”, é um ótimo material para ser disponibilizado, lido e discutido com as crianças.

Como estratégias de ensino, os materiais citados podem ser utilizados para inspirar debates e instigar produções escrita e imagética sobre diferentes aspectos do Espaço Geográfico, assim como a criação de narrativas a partir de oficinas de produção de gibis. Nesse caso, a produção autoral de histórias pode ocorrer de forma manual ou, se possível, com a utilização de recursos digitais que incluem cenários, personagens e balõezinhos; exemplos dos programas Animaker, Book Creator, Canva, Vyond, Comica e Pixton.

Confira o material de acesso aberto, disponibilizado pela WWF/Brasil.