Relatos de experiência dos projetos de extensão do IFTM

Publicação traz relatos de experiências que podem mobilizar outros contextos e práticas pedagógicas

Daniela de Faria Prado e outros

março de 2023
Capa da publicação

Desde 2008 – ano de criação dos Institutos Federais – a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vem projetando um novo conceito de educação profissional que articula de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão.
Com uma estrutura multicampi e uma territorialidade definida, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nasceram com um compromisso social importante: desenvolver uma educação profissional e promover pesquisas que interfiram na cidade, na comunidade, na região onde estão inseridos. No Instituto Federal do Triângulo Mineiro, a Pró
Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXT – com seu Programa de Apoio a Projetos de Extensão, vem oportunizando e fomentando a realização de pesquisas e atividades extensionistas, que dialogam com as questões sociais, políticas e tecnológicas da sociedade contemporânea, a saber: a promoção de politicas públicas voltadas para a inclusão social, o desenvolvimento
econômico sustentável, a produção e aplicabilidade de linguagens tecnológicas em diferentes setores da sociedade e o fortalecimento da democracia.
Esta edição é resultado das ações de extensão desenvolvidas nos anos de 2017, 2018 e 2019 por dife￾rentes campi que compõem o IFTM. Em termos práticos, os Relatos de Experiência que compõem a presente publicação traduz não só a pluralidade das pesquisas e atividades de extensão que compõem o cenário acadêmico e cientifico do IFTM, como também, os fundamentos políticos e filosóficos que possibilitam a formação integral e interdisciplinar dos estudantes.